Ureteroscopia flexível: conceito e benefícios A ureteroscopia flexível é um…
Para garantir a segurança do Ureteroscópio, é fundamental que ele seja testado quanto à existência de vazamentos, o que é feito com o teste de vazamentos de ureteroscópio e cistoscópio.
Sumário
ToggleEsse teste deve ser feito tanto antes de cada expedição como depois dos procedimentos. Isso é importante porque é expressamente proibido usar ureteroscópios ou cistoscópios com vazamentos em procedimentos cirúrgicos. Isso possibilitaria a exposição do paciente a potenciais riscos à saúde, como infecção. Além disso, podem ser causados muitos danos ao aparelho. Veja como fazê-lo a seguir!
Primeiro, entenda que o objetivo desse teste é identificar qualquer dano ao ureteroscópio ou cistoscópio. Bem como prevenir que mais danos ocorram ao longo do processo de limpeza se ele não for vedado.
Confira as etapas:
1. Remova a tampa da válvula de ventilação e confirme se o local está limpo.
2. Se houver presença de resíduos, remova-os utilizando álcool isopropílico 70%.
3. Certifique-se que a porta de ventilação do ureteroscópio ou cistoscópio está completamente seca antes de conectar o aparelho de testes.
4. Conecte o equipamento de testes de vazamentos à válvula de ventilação do equipamento girando o adaptador no sentido antihorário para travá-lo.
Obs: não submerja o equipamento de teste de vazamentos, caso contrário poderá inutilizá-lo.
Obs: não aplique pressão superior a 160 mmHg no Fibroscópio, caso contrário poderão ocorrer danos internos.
5. Bombeie o balão do equipamento de teste até atingir 160mmHg. Articule a ponta distal 5 vezes em cada direção, utilizando a alavanca de controle da deflexão. A leitura da pressão deve manter-se estável.
6. Submerja completamente o ureteroscópio ou cistoscópio pressurizado em um recipiente contendo água limpa à temperatura ambiente. Tome cuidado para não dobrar demasiadamente o tubo flexível.
Obs: aqui você deve utilizar somente água limpa sem detergentes, pois a observação das bolhas será prejudicada pela presença do detergente.
7. Com uma seringa injete água no canal de trabalho para expulsar o ar aprisionado no interior. Mantenha o equipamento submerso por 1 minuto, defletindo a ponta distal conforme abaixo e observando se há formação de bolhas de ar:
8. Se a pressão permanecer estável em 160mm Hg, retire o Ureteroscópio da água e despressurize abrindo a válvula do equipamento de testes pressionando o botão para baixo.
Obs: não despressurize o Fibroscópio submerso para não causar danos ao equipamento.
9. Desconecte o adaptador do equipamento de teste de vazamentos da válvula de ventilação.
10. Limpe o ureteroscópio ou cistoscópio e o equipamento de teste de vazamentos com pano seco.
11. Limpe a lente na ponta distal com álcool isopropílico 70% em movimentos circulares.
Durante o teste, você deve observar se a pressão diminuiu nesse período, verifique a existência de vazamentos de ar, observando se há o surgimento de bolhas saindo do Fibroscópio. Se você identificar vazamentos, envie o mesmo para reparos e não utilize o equipamento em novos procedimentos.
Saiba que você deve realizar o teste de vazamento em todos os endoscópios flexíveis, incluindo os novos, emprestados, consertados ou que requerem processamento antes de sua utilização.
Ao adquirir da Endo Américas, você recebe ureteroscópios ou cistoscópios de alta qualidade, além de todos os materiais necessários para realização do teste de vazamento adequado. Nossos produtos incluem manual e um suporte técnico de alta qualidade que ajudará no que for preciso!
Interessou pelos nossos produtos? Entre em contato conosco para resolver suas dúvidas!
Ureteroscopia flexível: conceito e benefícios A ureteroscopia flexível é um…
11 etapas para o teste de vazamentos de ureteroscópio e…
Inovação de Ureteroscópios com a Endo Américas! O processo de…